Processo de apreciação dos manuscritos

Custo de publicação

  • No ato da submissão é requerido um depósito de R$ 50,00 (cinquenta reais) não reembolsáveis.
  • Para publicação o custo é de R$ 50,00 (cinquenta reais) por página final editorada.

Sobre a submissão eletrônica de manuscrito

A entrada no sistema é realizada pela página inicial do site de O Mundo da Saúde:

1. No menu, selecionando-se a opção 'Submissão de Manuscritos'.

2. Para submeter o manuscrito, o autor responsável pelo artigo estabelecerá a comunicação com a Revista mediante seu cadastramento, iniciado pelo 'e-mail' para contato.

3. Após efetuar o cadastro deve selecionar a opção “submissão de artigos” e preencher os campos com os dados do manuscrito.

4. O processo de avaliação pode ser acompanhado mediante a seleção da opção “consulta”.

5. A partir de abril de 2017 serão aceitos apenas 07 autores por artigo.

Sobre a seleção de manuscritos

1. Serão encaminhados à submissão os manuscritos que atenderem às “Instruções aos autores” e que estiverem em conformidade com a política editorial do periódico.

2. Os artigos recebidos pelo setor de publicações do Centro Universitário São Camilo terão os nomes de seus autores mantidos em rigoroso sigilo. Os artigos serão apreciados pelo sistema blind review, o que garante a não identificação dos autores.

3. A aprovação do manuscrito condiciona-se ao cumprimento de três etapas:

a) pré-análise — a avaliação inicial é procedida pela equipe editorial, tendo como roteiro proposto: originalidade, qualidade acadêmica, pertinência, relevância para a temática.

b) parecer avaliativo por pesquisadores externos — serão encaminhados aos pareceristas da área temática para avaliação os manuscritos submetidos no processo de pré-análise que obtiverem condições de prosseguimento avaliativo. Os pareceristas externos encaminharão à assessoria editorial parecer técnico, por meio de relatório, a situação do manuscrito com a indicação de aprovado, aprovado após ajustes ou não aprovado.

b. 1) a publicação do manuscrito condiciona-se à aprovação de três pareceristas.

b. 2) manuscrito na condição de aprovado após ajustes tem a possibilidade de reformulação.

c) análise de estilo redacional — será procedida análise técnica dos textos quanto ao estilo e a padronizações convencionadas.

Reapresentação

No caso de o artigo ser aprovado, mas necessitar de ajustes, serão aceitas apenas 2 (duas) reapresentações, sendo reprovado depois disso caso os autores não cumpram o que foi solicitado.

Pesquisas envolvendo seres vivos

Ao relatar experimentos envolvendo seres humanos, deverá ser anexado ao manuscrito “Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa”, da instituição de origem.

No corpo do texto mencionar se os procedimentos seguidos estão em conformidade com os padrões éticos do Comitê de Ética responsável pela experimentação humana (institucional ou regional).

Recomenda-se não utilizar nomes ou iniciais dos pacientes, nem seus números de registro em hospitais.

Documentos

A todos os manuscritos encaminhados devem estar anexados os seguintes documentos:

• Declaração de cessão de direitos autorais (Anexo B)

• Declaração de responsabilidade de autoria (Anexo C)

Para obter os referidos termos, volte à Página Inicial e acesse no Menu o Item “Anexos”.

Política de acesso público (open access)

A revista O Mundo da Saúde proporciona acesso público a todo o seu conteúdo atual, tendo como premissa de que o acesso aberto a estudos e pesquisas possibilita a democratização e o maior intercâmbio do conhecimento entre pesquisadores, docentes e estudantes.

 

(Desconectado)
 Login  
portuguese